Antecedentes Criminais
Boletim Eletrônico de Ocorrência
Certidões On-line
Contas On-line
Serviços Estaduais
Serviços Federais
Serviços Municipais
Veículo e CNH

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Concurso para Professor da Prefeitura de Praia Grande 2012

A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, através da Secretaria de Administração e da Comissão Especial de Concurso Público, nos termos da legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para os cargos descritos na Tabela abaixo.
CÓD. CARGO
CARGO
ESCOLARIDADE/ REQUISITOS / JORNADA DE TRABALHO
VAGAS
VENCIMENTOS (R$)
TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)
671
Professor Substituto
Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação ou especialização em Educação Infantil ou Licenciatura Plena em Pedagogia e Magistério em nível médio com habilitação em Educação Infantil / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
30
2.143,90
48,00
163-26
Professor III - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-19
Professor III - EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / CREF/ 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-20
Professor III - GEOGRAFIA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-21
Professor III - HISTÓRIA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-22
Professor III - INGLÊS
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-23
Professor III - LÍNGUA PORTUGUESA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área /30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-24
Professor III - MATEMÁTICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.ibamsp-concursos.org.br de 22 de Outubro até as 12 horas do dia 09 de Novembro de 2012.

Clique Aqui para ver o edital e fazer a inscrição

A avaliação constará de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório e títulos de caráter classificatório.

As provas têm previsão de aplicação nas seguintes datas:
  • Dia 25 de Novembro de 2012 - período da tarde: prova para o cargo de Professor Substituto
  • Dia 16 de Dezembro de 2012 - período a ser definido em Edital de Convocação para os cargos de Professor III (todos)
Os Editais de Convocação para as provas contendo os horários de abertura e fechamento dos portões e locais de aplicação das provas serão divulgados dia 15/11/2012, para o cargo de Professor Substituto, e 08/12/2012, para o cargo de Professor III.

A prova objetiva será elaborada conforme Programa constante do Anexo II do edital (parte dele exibida a seguir).

 
ANEXO II – PROGRAMA

Língua Portuguesa - comum a todos os professores
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Conhecimentos Pedagógicos - comum a todos os professores
Concepção de educação e escola. Função social da escola e compromisso social do educador. A construção de identidades nas interações. A ludicidade como dimensão humana. Educação: cuidar e educar. Políticas educacionais. Projeto político-pedagógico: fundamentos para orientação, planejamento e implementação de ações na criação de condições para o desenvolvimento humano, com foco no educando, dentro do processo ensino-aprendizagem. Currículo como construção sócio-histórico e cultural. Avaliação e registro. Organização da escola centrada no processo de aprendizagem e desenvolvimento do educando: ciclos - os tempos da vida humana. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola.
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 21ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
HARGREAVES, A. O Ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. Porto Alegre: Mediação, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. (www.mec.gov.br)
_________ . Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 - Os Educandos, seus direitos e o Currículo - Arroyo, Miguel; Caderno 2 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Elvira Souza Lima; Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação - Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2000.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_________ . Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, São Paulo: Libertad, 2002.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Conhecimentos da Legislação - comum a todos os professores
Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
Declaração de Salamanca
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei Federal n.º9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal n.º 10.172, de 09/01/01 - Aprova o Plano Nacional de Educação.
Lei Federal nº 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Lei Federal nº. 10.639, de 09/01/03 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Resoluções da Câmara de Educação Básica - 2008 a 2012 disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?Item=id=866&id=12816&option=com content&view=article
Lei Complementar 592, de 27 de junho de 2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério Público Municipal.
Lei Complementar 15/92 de 28 de Maio de 1992, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Praia Grande.
Atenção: o candidato deve utilizar para estudo a legislação atualizada até a data de encerramento das inscrições.

Conhecimentos Específicos
PROFESSOR SUBSTITUTO
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a educação infantil e o ensino fundamental - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.
Bibliografia:
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva. 6ª ed. São Paulo: Cortez. 2008.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: GEDH, 2002.
_______ . A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: GEDH, 2003.
_______ . Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: GEDH, 2001.
_______ . Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005.
_______ . Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005.
_______ . Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo: Sobradinho, 2002.
_______ . Quando a Criança não aprende a Ler e a Escrever. São Paulo: Sobradinho, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos (Coleção Docência e Educação). 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
RIBEIRO, Vera M. Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores,novas leituras. Campinas: Mercado de Letras, ALB; São Paulo: Ação Educativa; 2001. (Coleção Leitoras no Brasil).
SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. In: Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Publicações do MEC para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.

PROFESSOR III (todos)
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário