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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Concurso Público Agente Administrativo e Agente de Unidade Social da Prefeitura de Praia Grande 2012

A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, através da Secretaria de Administração e da Comissão Especial de Concurso Público, nos termos da legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para os cargos descritos na Tabela abaixo.
CÓD. CARGO
CARGO
ESCOLARIDADE/REQUISITOS / JORNADA DE TRABALHO
VAGAS
VENCIMENTOS (R$)
TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)
662
AGENTE ADMINISTRATIVO
Ensino Fundamental Completo e noções de informática / Jornada de 40 horas semanais
CADASTRO RESERVA
1.058,86
45,00
707
AGENTE DE UNIDADE SOCIAL I
Ensino Fundamental Completo Jornada de trabalho: 44 (quarenta e quatro) horas semanais com prestações de serviços em escala de revezamento de plantões de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, tanto diurnos quanto noturnos.
CADASTRO RESERVA
907,36
43,00
708
AGENTE DE UNIDADE SOCIAL II
Ensino Fundamental Completo Jornada de trabalho: 44 (quarenta e quatro) horas semanais com prestações de serviços em escala de revezamento de plantões de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, tanto diurnos quanto noturnos.
CADASTRO RESERVA
930,04
43,00

Os candidatos habilitados serão nomeados segundo necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura e limites legais para tais despesas, obedecendo a ordem de classificação final.

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.ibamsp-concursos.org.br de 29 de Outubro de 2012 a 20 de Novembro de 2012.

As provas serão aplicadas no dia 16/12/2012 em local e horário a ser definido em Edital de Convocação a ser divulgado no dia 08/12/2012.
Clique Aqui para ver o Edital e fazer inscrição
A avaliação constará de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório e será elaborada conforme Programa constante do Anexo II do Edital (parte dele exibido a seguir).
ANEXO II - PROGRAMA
AGENTE ADMINISTRATIVO
Português:- Interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.
Matemática:- Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples - Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.
Conhecimentos básicos de informática: Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office.

AGENTE DE UNIDADE SOCIAL I
Português:- Interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.
Matemática:- Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples - Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.

AGENTE DE UNIDADE SOCIAL II
Português:- Interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.
Matemática:- Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples - Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.

Concurso para Professor da Prefeitura de Praia Grande 2012

A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, através da Secretaria de Administração e da Comissão Especial de Concurso Público, nos termos da legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para os cargos descritos na Tabela abaixo.
CÓD. CARGO
CARGO
ESCOLARIDADE/ REQUISITOS / JORNADA DE TRABALHO
VAGAS
VENCIMENTOS (R$)
TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)
671
Professor Substituto
Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação ou especialização em Educação Infantil ou Licenciatura Plena em Pedagogia e Magistério em nível médio com habilitação em Educação Infantil / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
30
2.143,90
48,00
163-26
Professor III - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-19
Professor III - EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / CREF/ 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-20
Professor III - GEOGRAFIA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-21
Professor III - HISTÓRIA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-22
Professor III - INGLÊS
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-23
Professor III - LÍNGUA PORTUGUESA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área /30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00
163-24
Professor III - MATEMÁTICA
Curso Superior com Licenciatura Plena na área / 30 hs/semanais (20hs/semanais de interação com aluno + 10hs/semanais de atividade extraclasse)
Cadastro Reserva
2.832,95
65,00

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.ibamsp-concursos.org.br de 22 de Outubro até as 12 horas do dia 09 de Novembro de 2012.

Clique Aqui para ver o edital e fazer a inscrição

A avaliação constará de prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório e títulos de caráter classificatório.

As provas têm previsão de aplicação nas seguintes datas:
  • Dia 25 de Novembro de 2012 - período da tarde: prova para o cargo de Professor Substituto
  • Dia 16 de Dezembro de 2012 - período a ser definido em Edital de Convocação para os cargos de Professor III (todos)
Os Editais de Convocação para as provas contendo os horários de abertura e fechamento dos portões e locais de aplicação das provas serão divulgados dia 15/11/2012, para o cargo de Professor Substituto, e 08/12/2012, para o cargo de Professor III.

A prova objetiva será elaborada conforme Programa constante do Anexo II do edital (parte dele exibida a seguir).

 
ANEXO II – PROGRAMA

Língua Portuguesa - comum a todos os professores
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Conhecimentos Pedagógicos - comum a todos os professores
Concepção de educação e escola. Função social da escola e compromisso social do educador. A construção de identidades nas interações. A ludicidade como dimensão humana. Educação: cuidar e educar. Políticas educacionais. Projeto político-pedagógico: fundamentos para orientação, planejamento e implementação de ações na criação de condições para o desenvolvimento humano, com foco no educando, dentro do processo ensino-aprendizagem. Currículo como construção sócio-histórico e cultural. Avaliação e registro. Organização da escola centrada no processo de aprendizagem e desenvolvimento do educando: ciclos - os tempos da vida humana. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola.
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 21ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
HARGREAVES, A. O Ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. Porto Alegre: Mediação, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. (www.mec.gov.br)
_________ . Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 - Os Educandos, seus direitos e o Currículo - Arroyo, Miguel; Caderno 2 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Elvira Souza Lima; Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação - Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2000.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_________ . Os ciclos de aprendizagem. Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento - Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico, São Paulo: Libertad, 2002.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Conhecimentos da Legislação - comum a todos os professores
Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
Declaração de Salamanca
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei Federal n.º9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal n.º 10.172, de 09/01/01 - Aprova o Plano Nacional de Educação.
Lei Federal nº 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Lei Federal nº. 10.639, de 09/01/03 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Resoluções da Câmara de Educação Básica - 2008 a 2012 disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?Item=id=866&id=12816&option=com content&view=article
Lei Complementar 592, de 27 de junho de 2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério Público Municipal.
Lei Complementar 15/92 de 28 de Maio de 1992, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Praia Grande.
Atenção: o candidato deve utilizar para estudo a legislação atualizada até a data de encerramento das inscrições.

Conhecimentos Específicos
PROFESSOR SUBSTITUTO
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a educação infantil e o ensino fundamental - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.
Bibliografia:
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva. 6ª ed. São Paulo: Cortez. 2008.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: GEDH, 2002.
_______ . A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: GEDH, 2003.
_______ . Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: GEDH, 2001.
_______ . Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005.
_______ . Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005.
_______ . Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo: Sobradinho, 2002.
_______ . Quando a Criança não aprende a Ler e a Escrever. São Paulo: Sobradinho, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos (Coleção Docência e Educação). 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
RIBEIRO, Vera M. Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores,novas leituras. Campinas: Mercado de Letras, ALB; São Paulo: Ação Educativa; 2001. (Coleção Leitoras no Brasil).
SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. In: Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Publicações do MEC para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.

PROFESSOR III (todos)
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio e educação de jovens e adultos - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vestibular FATEC 1º Semestre de 2013





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